sexta-feira, 8 de julho de 2011

Petrolândia- PE

Quem conhece essa cidade maravilhosa e cheia de histórias pra conhecer.

História da cidade.

Localizada às margens do lago de Itaparica, no sertão de Pernambuco, Petrolândia foi, durante muitos séculos, habitada pelos índios, hoje, representada pela tribo Pankararus. Quando os colonizadores e missionários chegaram a região, no século XVIII, foram fundadas as fazendas Brejinhos da Serra e de Fora. A partir daí começou a surgir os primeiros povoamentos, dedicados apenas à pecuária extensiva, com o auxilio da mão de obra escrava africana.
A antiga Jatobá, atual Petrolândia, era um simples bebedouro para o gado que pastava nas propriedades. O local ganhou o nome de Bebedouro de Jatobá, devido a um frondoso jatobazeiro, existente na região. O Bebedouro de Jatobá era frequentado apenas por vaqueiros. Em 1877 começou a construção de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco. A finalidade foi dar trabalho aos sertanejos famintos e também evacuar a produção de gêneros alimentícios vindos de outros municípios  ribeirinhos do São Francisco, que eram os celeiros de nosso sertão.
Em 1885 já existiam casas construídas. Ao término da construção da estrada férrea, a população foi aumentando e a localidade desenvolveu- se rapidamente, surgindo um comércio próspero. Os habitantes eram, na época, uma mistura de raças e culturas que foram atraídas pelo desenvolvimento da região. Várias tentativas de desenvolver economicamente a cidade foram feitas, porém não deram certo ate 1945. A partir daí, com a intervenção do Ministério da Agricultura, através de investimentos nos setores de agricultura irrigada e pecuária, implantaram- se colônias agrícolas que favoreceram e incrementaram o comércio e a construção civil do município. Porém, Petrolândia, entre os anos de 1987 e 1988, ao final da construção da Usina Hidroelétrica de Itaparica, atual Hidroelétrica Luiz Gonzaga, foi completamente distribuída por uma enchente. Os habitantes perderam tudo o que tinham. Mais de 800 Km2 de terras ficaram submersas, acumulando cerca de 11 bilhões de metros cúbicos de água. A cidade transformou- se no lago de Itaparica. O prejuízo levou à construção de forma planejada, de uma nova cidade, dotada de uma série de equipamentos urbanos, como escolas e postos de saúde. A atual sede do município de Petrolândia tem mais de 20 anos de construção. A antiga cidade foi desapropriada pela CHESF para a instalação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo já que os moradores insistem em chamá- la apenas de Petrolândia) é dotada de excelente infra estrutura urbana, com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento d'água e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do sertão do São Francisco. Cortado pelo rio São Francisco e a 429 Km do Recife, Petrolândia tem mais de 22 mil e 500 habitantes. O município reúne a sede e povoados, além de 17 agrovilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário